sexta-feira, 26 de novembro de 2010

TDAH

O transtorno de déficit de atenção é um dos distúrbios do comportamento mais comuns na infância, manifestando-se precocemente, por exemplo: inquietude no berço, crianças na pré-escola com mais energia que as demais com a mesma faixa etária.
Embora as causa precisas do TDAH não estejam esclarecidas, a influência de fatores genéticos é fortemente sugerida pelos estudos epidemiológicos.
A identificação dos possíveis genes de suscetibilidade é fundamental, uma vez que a informação está diretamente relacionada ao tratamento e à prevenção.
Alguns outros fatores etiológicos são apontados por Benczik (2000, p.31-32), entre eles: Hereditariedade,Substâncias ingeridas na gravidez, Sofrimento fetal, Exposição ao chumbo, Problemas familiares.
A tríade sintomatológica clássica da síndrome caracteriza-se por desatenção, hiper-atividade e impulsividades.
A avaliação é difícil de ser feita, pois os sintomas, geralmente n~çao se manifestam no consultório médico. É preciso então que seja feita uma coleta de dados com os pais, com a criança e com a escola.
O DSM-IV propõe a necessidade de pelo menos seis sintomas de desatenção ou hiper-atividade para o diagnóstico de TDAH, como por exemplo:
Desatenção:
·         Frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;
·         Dificuldade para manter atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
·         Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra, etc.
Hiper-atividade:
·         Frequentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira.
·         Abandona sua cadeira na sala de aula ou em situações nas quais se espera que permaneça sentado.
·         Corre ou escala em demasia em situações nas quais isto é inapropriado.
·         Fala em demasia, etc.
Impulsividade:
·         Tem dificuldades para aguardar sua vez;
·         Interrompe ou se mete em assuntos de outros, etc.
Os pais devem seguir algumas dicas que serão úteis:
·         Reforçar o que há de melhor na criança.
·         Não estabelecer comparações entre filhos.
·         Dar instruções diretas e clara, uma de cada vez, em um nível que a criança possa entender.
·         Não esperar “perfeição”, etc
Os pais devem estabelecer em casa normas de comportamento clara e definidas, evitar castigar excessivamente a criança, o local onde vai realizar seus deveres escolares devem ter pouca distração, além de manter horários regrados para os deveres, dormir, diversão.

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