sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ARITMÉTICA

As dificuldades específicas têm sido descritas em vária área da matemática, mas a dificuldade em aritmética tem recebido a maior atenção. Isto reflete ao fato de que os cálculos aritméticos exercem m papel importante no dia-a-dia.
Algumas habilidades envolvidas em resolver problemas aritméticos são utilizadas somente para tais funções, enquanto outras se desdobram a outras áreas da aprendizagem. Ela pode estar associada aos Distúrbios da Linguagem, à Dificuldade de leitura, de Escrita e de Ortográfica.
Em algumas crianças, dificuldades de aritmética poder ser um problema isolado devido a dificuldades com habilidades consideravelmente atribuídas à aritmética, envolvendo as seguintes áreas: Funções Operacionais, Processo de Seleção, Memória Seqüencial, Organização Seqüencial, Expressão Matemática Verbal, Simbolização Abstrata, Agrupamento, Manipulação Matemática Concreta, Conservação de Quantidade, Estabelecimento da Relação “Um para Um”, Representação Gráfica dos Números e Interpretação de Sinais.
Como vemos, a aritmética envolve muitas habilidades diferentes e as dificuldades podem ser causadas por qualquer uma delas. Portanto, é preciso que seja feita uma análise cuidadosa da exata natureza do problema infantil.
Os pais precisam estar em contatos com os professores, para que trabalhem o mesmo método de ensino com a criança, evitando confundi-las ainda mais. Ainda podem ajudá-las, no cotidiano, por exemplo, na hora de arrumar a mesa, contar os talheres que serão tirados da gaveta, copos, isso ajuda muito, por ser uma experiência concreta para a criança, sendo uma maneira simples e agradável.
Ainda as tecnologias podem ajudar crianças com essa dificuldade. Existem softwares para ensinar ou praticar a aritmética, porém os pais devem ter o cuidado de acompanhar as crianças no uso do computador, evitando que elas se distraiam com outras atividades.

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