sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DISLEXIA

A dislexia não é considerada uma deficiência ou atraso intelectual, mas sim uma dificuldade de aquisição da para a aprendizagem da linguagem (leitura e escrita).
Alguns sintomas devem ser observados e considerados como reveladores dessa dificuldade:
·         O não querer: pois normalmente as crianças gostam de fazer tudo que lhes é proposto , quando ela se nega a fazer, provavelmente é porque não se sente capaz para realizá-la.
·         Antecedentes familiares: Filhos de pais disléxicos, provavelmente o serão também, pois é comprovada a relação entre a dislexia e a genética.
É importante que seja feito uma avaliação diagnóstica cuidadosa do disléxico, observando o seu histórico pessoal, analisando a sua ficha clínica, o seu perfil pessoal e histórico escolar, bem como uma prova de leitura e escrita, para avaliação do ponto de vista fonográfico, ortográfico, velocidade de leitura, enfim a sua capacidade de codificação e decodificação.
A família  de uma criança disléxica deve ser muito paciente diante de suas dificuldades, nunca comparando-a com outra criança, assim como os professores deverão diversificar os métodos pedagógicos para assimilação da informação  por elas, pois  a dislexia não tem cura, mas existe tratamento, sendo possível uma vida altamente produtiva e com realizações pessoais mesmo sendo disléxico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário